O boletim “Fornecedor em Foco” - desenvolvido pela Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) analisa o desempenho de empresas no 2º quadrimestre de 2025. A empresa de telefonia TIM tem a melhor taxa de acordos realizados, enquanto os bancos Itaú e Agibank estão entre os piores.
“Esta é a 9ª edição do nosso boletim informativo, referente ao período de maio a agosto de 2025. Essa publicação tem como objetivo promover a transparência e informar os consumidores sobre o desempenho dos fornecedores nas audiências de conciliação, incentivando a melhoria na qualidade dos serviços”, destaca a superintendente do Procon Tainah Matarazzo.
No quadrimestre, o órgão realizou mais de 1.710 audiências para mediar conflitos entre consumidores e empresas. O estudo destaca as empresas que mais foram alvo de reclamações, as mais convocadas para audiências e suas respectivas taxas de sucesso na resolução dos problemas.
Destaques do Período (Maio a Agosto de 2025):
Fornecedores mais reclamados: o ranking é liderado por Oi, seguida por Itaú e Tim.
Fornecedores mais convocados para audiências: Oi e Itaú novamente lideram a lista, que também inclui Banco BMG, Mercantil do Brasil e Grupo Casas Bahia, indicando a recorrência dos problemas com esses fornecedores.
Melhor desempenho (maior resolutividade):
 1º Lugar: TIM (77,42% das audiências resultaram em acordo)
 
 2º Lugar: Oi (44,58%)
 
 3º Lugar: Vivo (44,00%)
 
 Pior desempenho (menor resolutividade):
 Banco Itaú (apenas 9,38% de resolutividade)
 
 Banco Agibank (9,76%)
 
 Banco Pan (13,04%)
 
 Zero resolutividade: o boletim lista dez fornecedores que não resolveram nenhuma das reclamações no período, sendo o Banco Santander o primeiro colocado nesse ranking negativo.
 
 Análise comparativa e tendências:
 O relatório compara o desempenho dos fornecedores ao longo do último ano. Enquanto empresas como TIM e Grupo Casas Bahia mostraram uma melhora progressiva em sua capacidade de resolver conflitos, outras como CEMIG, Magazine Luiza, Itaú e Claro apresentam queda constante na taxa de resolutividade.
“Metade dos fornecedores estudados neste quadrimestre apresentou queda na taxa de resolutividade. O desempenho continua insatisfatório, pois a maioria permanece abaixo da média, com apenas um fornecedor (TIM) acima desse patamar”, aponta o estudo coordenado pelo Departamento de Estudos, Pesquisas e Projetos (DEPP) do Procon/JF.
Ações do Procon/JF:
 Além de divulgar os dados, o Procon/JF promoveu reuniões com empresas de baixo desempenho, como Oi, Itaú, BMG, Mercantil e Agibank, para alinhar estratégias e estabelecer metas para melhorar a resolução de conflitos. O órgão também instaurou Averiguações Preliminares contra fornecedores com alto volume de reclamações, baixo comparecimento em audiências e outros problemas recorrentes.
Transparência e empoderamento do consumidor:
 A Superintendente do Procon/JF, Tainah Moreira Marazzo da Costa, reforça que o “Fornecedor em Foco” é uma iniciativa de transparência ativa. “A linguagem objetiva e pedagógica empregada no boletim é um chamado para que os consumidores se apropriem desses conteúdos e, com informações baseadas em evidências, tenham asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contratações”, destaca.
O boletim completo está disponível para consulta neste link.