A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), anuncia a abertura das inscrições para a segunda edição do “Concurso de Queijo Minas Frescal”. O evento será realizado no dia 14 de novembro, a partir das 14h, na área gastronômica do Mercado Municipal, no 2º andar.
O concurso, que teve sua primeira edição em 2024, retorna para destacar o sabor e a tradição do queijo minas frescal produzido na região de Juiz de Fora, valorizar a produção local, fomentar a melhoria contínua da qualidade e fortalecer o Arranjo Produtivo Local (APL) do Queijo Minas do Caminho Novo.
As inscrições estão abertas e vão até dia 10 de novembro Para participar, o produtor deve cumprir os seguintes requisitos, conforme o edital:
- Fazer parte do sistema de inspeção;
- Fazer parte dos municípios pertencentes ao APL, sendo eles: Juiz de Fora, Belmiro Braga, Santos Dumont, Lima Duarte, Matias Barbosa, Mercês, Santana do Deserto, Simão Pereira, Piau, Coronel Pacheco, Chácara e São João Nepomuceno.
- Seguir o regulamento do concurso
Os interessados devem preencher o formulário de inscrição disponível online https://forms.gle/4pgve7wNjFxAkfX7A ou ir presencialmente na sede da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), localizada na Av. Barão do Rio Branco, 3.520, Passos, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Acesse o edital completo aqui.
Sobre o concurso
Os queijos deverão ser entregues aos jurados das 9h às 11h30 no local do evento. A avaliação dos queijos será realizada por um corpo de jurados especializados, que analisarão características como textura, aroma, sabor e conformidade. São eles:
- Vanessa Aglae Teodoro - Médica veterinária e professora de Inspeção e Tecnologia de Leite e derivados do curso Medicina Veterinária, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
- João Simoncini - Coordenador do Curso de Gastronomia do Uniacademia
- Hildebrando Marcelo Campos Lopes - Gerente Regional Juiz de Fora - Emater-MG
- Francisco Fávero - mestre queijeiro
- Luiz Carlos Ferreira - professor do ILCT
- Renata Golin Bueno Costa - Pesquisadora e professora do ILCT
- Junio César Jacinto de Paula - Pesquisador e professor do ILCT
- Andreia Vinha - agente de desenvolvimento rural do Senar
O concurso, que visa incentivar a formalização e aprimoramento da produção local, reforça o compromisso das instituições organizadoras com o desenvolvimento da cadeia produtiva do queijo.

