A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), promoveu o 1º Encontro de Produtores Rurais da Horticultura, reunindo 45 agricultores em uma propriedade na Vila Almeida. O evento celebrou duas datas importantes: o Dia Mundial da Alimentação (16 de outubro) e o Dia Nacional da Agricultura (17 de outubro).
A programação contou com uma oficina ministrada pelo pesquisador e professor da Embrapa Milho e Sorgo, Ivan Cruz, sobre o uso de insetos benéficos no controle de pragas. A capacitação reforçou a importância do manejo sustentável, combinando alta produtividade com preservação ambiental.
A abertura do encontro foi marcada pelo plantio simbólico de mudas de ipê amarelo e paineira rosa na propriedade, com a participação da secretária de Desenvolvimento Agrário, Valdeane Dias Cerqueira, da secretária de Desenvolvimento Urbano e Participação Popular, Cidinha Louzada, do agricultor Edison Ramos e do pesquisador Ivan Cruz.
“Queremos acompanhar o crescimento dessa árvore tão simbólica para nossa cidade. E como esta muda, hoje estamos plantando um caminho para crescer, florescer e criar raízes na agricultura. Essa troca de experiências e o acesso à capacitação técnica que estamos oferecendo terão bons frutos e outras ações como essas vão fortalecer ainda mais os agricultores”, destacou Valdeane.
O evento também destacou a importância da agricultura familiar na economia e na segurança alimentar e nutricional. A agricultora Raquel Maria de Paula Amaral celebrou a iniciativa:
“A agricultura é ser com todo o universo, com a mesa, com o alimento, com cada dia da nossa vida. Sou apaixonada pela agricultura, por isso, fico muito feliz de ter iniciativas como essas para os agricultores aprenderem ainda mais e melhorarem a produção a cada dia.”
O produtor Paulo César David também reforçou a relevância do trabalho no campo. “A agricultura é a essência da sobrevivência, é resistência, é tudo. Por isso, valorizar quem trabalha, cultiva e cuida dela é fundamental.”
O encontro foi uma realização da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), com apoio da Emater-MG, Embrapa, Prefeitura de Goianá, Sinteac, Sicoob Coopemata, Empav, Dispetral, Hortifruti Patricia, Alhos D’Minas, Caeté Mudas e Cesama.

