Defesa Civil de Juiz de Fora participa do Circuito Urbano 2025, promovido pela ONU-Habitat
Portal de Notícias PJF | Defesa Civil de Juiz de Fora participa do Circuito Urbano 2025, promovido pela ONU-Habitat | DEFESA CIVIL - 21/10/2025
A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) participou da 7ª edição do Circuito Urbano 2025, iniciativa promovida pela ONU-Habitat que reúne experiências e debates sobre os desafios e soluções para as cidades. O órgão foi selecionado para compor a programação do evento com três palestras, destacando iniciativas locais voltadas à inovação, à gestão de riscos de desastres e à redução das desigualdades urbanas.
No dia 13 de outubro, a Defesa Civil apresentou o painel “IA e Sensoriamento Remoto na Gestão de Riscos de Desastres”, uma palestra online que demonstrou como a Inteligência Artificial (IA) e o Sensoriamento Remoto têm contribuído para aprimorar o planejamento estratégico e as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação frente a desastres naturais.
Já no dia 14 de outubro, foi a vez da apresentação “Mapeamento de Riscos Geológicos das Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS)”, que abordou a relação entre o mapeamento de riscos geológicos e o processo de Regularização Fundiária Urbana de Interesse Social (REURB-S), destacando a importância da integração entre planejamento urbano e segurança territorial.
Encerrando a participação, em 20 de outubro, o painel “Atuação da Defesa Civil no Programa Auxílio Moradia de Juiz de Fora” trouxe reflexões sobre a articulação entre políticas públicas como instrumento essencial para a redução das desigualdades e o fortalecimento da resiliência urbana. Todas as apresentações estão disponíveis para novas visualizações no canal do YouTube do Circuito Urbano 2025.
No total as palestras em questão alcançaram um público de mais de 200 pessoas, com representantes de 19 estados do país.
Circuito Urbano
O Circuito Urbano é uma iniciativa do ONU-Habitat Brasil, criada em 2018 para dar visibilidade e apoio institucional a eventos que discutem os principais desafios e soluções para as cidades. Ele acontece dentro do Outubro Urbano, mês mundial dedicado ao debate sobre qualidade de vida nas áreas urbanas.
A edição de 2025 tem como tema central “Enfrentando desafios urbanos: caminhos para cidades justas e sustentáveis”, com atividades ligadas a quatro eixos: Ação climática e meio ambiente urbano, Moradia adequada no centro do planejamento urbano, Redução das desigualdades urbanas e Dados, inovação e cidades inteligentes.

