Na terça-feira, 21, cerca de 20 alunos do ensino médio participaram de uma visita guiada à Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Alguns dos estudantes são integrantes das oficinas sobre o Mundo do Trabalho realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Leste Linhares, promovidas em parceria com a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (Intecoop/UFJF). A atividade foi promovida pela Supervisão de Promoção e Acesso ao Mundo do Trabalho, da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em conjunto com a Intecoop.
Durante a visita, os jovens conheceram algumas iniciativas da Universidade, como os projetos dos cursos de engenharia Rampage Baja, equipe de competição de veículos off-road, e Microraptor, equipe de aerodesign. Também exploraram o Instituto de Artes e Design (IAD) e o Planetário da UFJF, ampliando o contato com diferentes áreas do conhecimento.
A ação teve como objetivo aproximar os estudantes do ambiente universitário e despertar o interesse pela continuidade dos estudos. Segundo o supervisor de Promoção e Acesso ao Mundo do Trabalho da SAS, Chrystian Chaves, a iniciativa desmistifica o ambiente acadêmico, fortalece a autoestima dos jovens e amplia seus horizontes profissionais e pessoais.
Mais do que um passeio, a visita representou uma oportunidade de plantar sementes de possibilidade e quebrar barreiras invisíveis que, muitas vezes, afastam os jovens do ensino superior. “Ao circularem pelo campus, conhecerem laboratórios, espaços de convivência e projetos, eles puderam visualizar um futuro diferente, enxergando a universidade pública como um espaço acessível e destinado também a eles”, destaca Chrystian.
Promover o acesso a experiências como essa é um investimento no futuro, uma forma de mostrar que a educação é uma poderosa ferramenta de transformação social. A iniciativa reforça o compromisso da SAS com o desenvolvimento integral dos jovens e com a construção de novos caminhos, por meio da educação.

