A Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) promoveu, nesta quinta-feira, 23, uma reunião de trabalho com representantes de todas as secretarias municipais para apresentar o plano de ação da campanha “21 Dias de Ativismo por Direitos – Nossas Vidas Importam”, que será realizada em 2025.
A iniciativa, mobilização anual da Prefeitura, ocorrerá entre o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e o Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro), com o objetivo de promover a garantia e o fortalecimento dos direitos humanos para toda a população.
Organizada pela SEDH, a campanha envolve todo o governo municipal na discussão e promoção de ações de conscientização sobre diferentes pautas, como o combate ao racismo, a igualdade de gênero, a proteção de pessoas com deficiência e o apoio a grupos em situação de vulnerabilidade.
O encontro foi conduzido pelo secretário especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, que apresentou a proposta da edição de 2025, inspirada em experiências internacionais, como as promovidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Segundo ele, o foco deste ano é ampliar o olhar sobre os direitos humanos de forma transversal e estruturante. “Queremos transversalizar a pauta em todas as áreas da Prefeitura, entendendo que as diversas formas de violência e discriminação não são problemas isolados, mas interconectados, atingindo diferentes grupos vulneráveis de maneiras únicas e agravadas”, destacou.
O secretário também reforçou o convite à colaboração entre as secretarias. “Convidamos cada pasta a olhar para suas políticas, programas e serviços sob a lente da interseccionalidade. Esta campanha será uma oportunidade de mapear, dar visibilidade e apresentar as ações e projetos que já vêm sendo implementados e que seguem essa linha de enfrentamento às desigualdades e de promoção da dignidade humana”, afirmou.
Durante os 21 dias de mobilização, as secretarias municipais divulgarão, nos canais oficiais, ações e programas específicos de suas áreas, vinculando o trabalho cotidiano de cada órgão à temática dos direitos humanos e reforçando o compromisso da gestão municipal com uma atuação integrada, inclusiva e cidadã.

