Cidades brasileiras correm risco de desabastecimento de água até 2050
Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias em um ano
Regiões mais áridas podem ter restrições por 30 dias em um ano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil usará recursos obtidos a partir do petróleo para investir na transição energética. Segundo ele, a grande quantidade de dinheiro obtida com combustíveis fósseis é o que ajudará a Petrobras deixar de ser uma empresa de petróleo para se tornar uma empresa de energia.
Para avaliar a situação dos recursos hídricos e ouvir os anseios da comunidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente fez visita técnica em nascentes no Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul, nesta quarta-feira (22). O objetivo foi alinhar a gestão pública às necessidades do território para que sejam executadas no local ações do programa Renascente, iniciativa municipal de recuperação de cursos d'água.
A Prefeitura de BH fará o plantio de mais de 200 mudas para ampliar a cobertura vegetal e garantir mais qualidade ambiental nas vilas e favelas. O trabalho será executado pela Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), nos próximos dois meses, em vilas e favelas de todas as regionais. As espécies que serão plantadas - ornamentais, frutíferas, arbustivas e herbáceas - são fornecidas pela Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica e escolhidas de acordo com as características e necessidades de cada local.
Relatório do Human Rights revela ação de grileiros em terras indígenas
O governo brasileiro já anunciou uma contribuição inicial de US$ 1 bilhão e espera que outros países anunciem seus aportes durante a conferência; entre as principais potenciais doadoras estão EUA e Alemanha
Abordagem de poluidores e países ricos pode aprofundar desigualdades
Área é uma das quatro com mais emissões de GEE no estado, sendo um dos focos da análise do programa do Governo de Minas, desenvolvido em parceria com a consultoria WayCarbon
A Prefeitura de Belo Horizonte publicou edital de licitação para contratação das obras e serviços de implantação do Parque Ciliar Comunitário do Ribeirão do Onça. O empreendimento, considerado uma obra especial de engenharia, visa promover a recuperação ambiental e a integração urbana e social das comunidades ao longo das margens do ribeirão, com intervenções que abrangem drenagem, lazer, esporte, mobilidade e paisagismo. O valor estimado para contratação é de aproximadamente R$ 110 milhões, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Saneamento e do financiamento do Programa Saneamento.
Inauguração da Zeg Biogás em Tupaciguara, no Triângulo Mineiro, reforça liderança de Minas Gerais na busca pela transição energética
Equipados com coleiras de rastreamento, lobos-guarás, onças-pardas e outros carnívoros são acompanhados por equipes técnicas que avaliam deslocamentos, sobrevivência e adaptação das espécies
Juiz de Fora está entre as 26 finalistas do prêmio internacional “Local Leaders Awards 2025”, promovido pela Bloomberg Philanthropies em parceria com o C40 Cities – Grupo de Grandes Cidades para a Liderança Climática. A premiação recebeu mais de 160 inscrições de 45 países, e os vencedores serão anunciados no dia 4 de novembro, durante o “Local Leaders Forum da COP30”, no Rio de Janeiro.
A Prefeitura de Leopoldina, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, segue avançando nas ações voltadas à conservação e à gestão sustentável dos recursos naturais do município. Na última semana, foi realizado o levantamento da flora e da fauna do Parque Natural Municipal Dr. João Damasceno Portugal, antigo Horto Florestal, uma etapa essencial para a elaboração do Plano de Manejo da unidade de conservação.
Só em 2024, país teve 35 milhões de hectares atingidos pelo fogo