Feijão tropeiro, sobremesa premiada e pagode marcam Dia Mundial da Alimentação no Restaurante Popular, em Juiz de Fora

Data: 17/10/2025
Redação -


O Restaurante Popular de Juiz de Fora celebrou nesta quinta-feira, 16, o Dia Mundial da Alimentação com um evento especial que combinou gastronomia local, música e valorização da agricultura familiar. A iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) proporcionou aos frequentadores dos dois restaurantes populares um almoço diferenciado, reforçando, ainda mais, o compromisso com a segurança alimentar e nutricional do município. 

Foram mais de 730 tickets vendidos na unidade Centro e 130 no anexo em Benfica. O cardápio incluiu pratos típicos e ingredientes frescos de produtores da região. A refeição foi composta por feijão tropeiro mineiro com linguiça fabricadas por produtores do Arranjo Produtivo Local (APL) da Charcutaria da Zona da Mata, arroz com alho frito, cubos suínos, couve refogada e suco. 

Para a sobremesa, os clientes tiveram a oportunidade de provar a receita vencedora do concurso “Gastronomia Popular: 3º Desafio Gastronômico pelo Dia Mundial da Alimentação”. “Banana em Três Texturas”, criada pelos estudantes de gastronomia do UniAcademia, Vitor Araújo Pozenato e Wallace Souza Coelho, agradou o público e passará a integrar o cardápio fixo do restaurante. A dupla recebeu prêmios e certificados durante o evento.

No restaurante do Centro, a celebração foi ainda mais especial com a apresentação musical do grupo de samba e pagode Resenha Pop. Formado por integrantes dos serviços socioassistenciais do município, o grupo animou o ambiente e deixou o almoço mais festivo.

A Secretária de Desenvolvimento Agrário, Valdeane Dias Cerqueira, destacou o sucesso da iniciativa. "A celebração de hoje demonstrou a força da parceria entre a prefeitura, produtores locais e instituições de ensino. Tudo isso, para garantir alimentos de qualidade e saudáveis à população. Agradecemos todos os parceiros que fizeram deste dia mais especial, saboroso e acolhedor aos cidadãos”.

“É com muita satisfação e alegria que nós do Restaurante Popular recebemos este evento no Dia Mundial de Alimentação. Os Restaurantes Populares são uma política pública essencial na garantia do direito humano à alimentação adequada e poder garantir esse direito com comida boa, saborosa, de qualidade e ainda mais, preparada com produtos locais, feitos com cuidado, carinho e capricho, torna este momento da refeição ainda mais especial”, ressaltou a gerente do Departamento de Equipamentos de Alimentação Popular (DEAP) da Secretaria de Assistência Social (SAS), Fabiana Cirino.

O frequentador, Valtencir Gomes, destacou que “a comida está deliciosa, não só hoje, mas todos os dias, e além de tudo somos bem tratados. Isso faz toda a diferença”. 

Além das secretárias municipais, estiveram presentes na unidade Centro para celebrar a data, o presidente da Associação dos Açougues, Rafael Viana, o diretor acadêmico do UniAcademia, Marco Antônio Araújo e o coordenador do curso de Gastronomia da instituição de ensino, João Simoncini. 

O evento, fruto de uma parceria entre diversas secretarias e instituições, como a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), a Secretaria de Assistência Social (SAS), o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea-JF) e o UniAcademia, com apoio do APL da Charcutaria da Zona da Mata e da Fripai Alimentos, reafirmou o papel social dos Restaurantes Populares na cidade.