Quatro escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte serão premiadas com kits de robótica e impressoras 3D nesta quarta-feira (29). As unidades se destacaram na Liga Steam, iniciativa que reconhece as instituições com maior engajamento na Formação de Educadores Steam, programa de capacitação docente voltado à inovação e à integração entre diferentes áreas do conhecimento.
A iniciativa é da empresa ArcelorMittal que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), por meio do Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação (Cape), realizará a entrega dos prêmios. Serão contempladas com o kit ou a impressora 3D — a escolha será de cada uma — as escolas municipais José Maria Alkmim, Professor Tabajara Pedroso e Sebastiana Novais, na região Norte, e Professor Edson Pisani, na Centro-Sul.
A abordagem Steam — sigla, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — propõe que os estudantes desenvolvam projetos práticos com integração de diferentes áreas do conhecimento. Para o professor de ciências Luís Andrade, da Gerência dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Smed, o uso dessa metodologia amplia o engajamento e a motivação dos estudantes, tornando o aprendizado mais significativo e integrado. “Além disso, prepara os alunos de maneira mais sólida para os desafios do futuro e do mercado de trabalho ao colocá-los como protagonistas ativos na busca por soluções”, destaca.
Entre os projetos realizados pelas escolas estão o mancala (jogo de tabuleiro), jogos da memória e carrinhos de propulsão a ar, confeccionados com materiais simples, como palitos, canudos, balões e tampas de garrafas.
A formação dos profissionais da capital mineira aconteceu de forma on-line durante o primeiro semestre de 2025. Criada em 2022, a iniciativa teve em Belo Horizonte sua primeira edição em uma capital brasileira. Ao todo, cerca de 600 professores e estagiários de 249 escolas da rede municipal participaram da capacitação.
As escolas premiadas tiveram o maior número de educadores formados. O objetivo da premiação é reconhecer o esforço coletivo de escolas e professores comprometidos com a inovação e com o futuro da educação pública municipal.

