Exposição “Estesia”, em Juiz de Fora, será encerrada com lançamento de catálogo

Data: 22/10/2025
Redação -


Depois de quatro meses em cartaz no CenPre, Centro de Preservação da Memória Negra de Juiz de Fora e Região, a exposição “Estesia” chega ao fim no próximo dia 30 de outubro. Exposição inaugural do espaço, “Estesia” tem um caráter prospectivo, apresentando ao público obras que, ao mesmo tempo que falam da história do povo negro juiz-forano, traçam a linha museológica que o Centro de Preservação pretende seguir. Ela foi concebida para estimular os sentidos dos e das visitantes e, também, reflexões sobre as dificuldades enfrentadas pela população negra e o apagamento histórico a que são submetidos os seus saberes e a sua cultura.

“Estesia” contou com a participação de artistas como Mariana de Andrade e Rodrigo Dias, Dorin, Ramon Brandão, Lúcio Rodrigues, Carlos Elias, Fernando Valério e Giane Elisa, entre outros, e a estimativa é que chegue aos 9 mil visitantes.

Além de visitantes individuais, o Centro tem recebido famílias inteiras, grupos escolares e pessoas que chegam por recomendação de amigos, parentes ou professores. Muitos deixam depoimentos emocionados sobre a conexão com suas ancestralidades proporcionada pela visita.

Para celebrar o êxito desta primeira exposição, a Secretaria Especial da Igualdade Racial, Seir, através do CenPre, lançará em breve, nos formatos físico e digital, o catálogo da exposição, diagramado pelo designer Marcio Oliveira e que contém fotos, textos e depoimentos colhidos ao longo destes quatro meses.

Localização e horário de funcionamento:
Exposição Estesia até dia 30 de outubro de 2025
Endereço: Paço Municipal – Av. Rio Branco, 2234, Centro (em frente ao Parque Halfeld)
Terça a sexta-feira: 9h às 17h
Sábados: 9h às 15h


.